Programa de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência

 

1- PALESTRA DIRETORIA – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Nossa proposta é primeiramente mostrar que a inclusão de pessoas com deficiência não é mais um custo Brasil, mas um componente importante nas novas relações de mercado em que o Balanço Social e Ambiental deverá ser considerado como uma nova moeda mundial. ONU, OMC, OIT, ISO26000, Balanço Social e Ambiental.

2- PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO
A Palestra de sensibilização tem como objetivo informar sobre o conceito da deficiência, trabalhar mitos e preconceitos e dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência.

3 – MAPEAMENTO DE ACESSIBILIDADE
ARQUITETÔNICA: Sem barreiras ambientais físicas. (Conforme normas ABNT – NBR 9050).
ATITUDINAL: Sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
COMUNICACIONAL: Sem barreiras na comunicação interpessoal.
METODOLÓGICA: Sem barreiras nos métodos e técnicas de trabalho
INSTRUMENTAL: Sem barreiras nos instrumentos e ferramentas de trabalho.
PROGRAMÁTICA: Sem barreiras invisíveis embutidas em políticas e normas da empresa.

4- MAPEAMENTO DE FUNCIONALIDADE - Cruzamento de cargos x funcionalidade
O cruzamento das descrições de cargos x funcionalidades (CIF) mapeadas tem como objetivo alinhar as funções profissionais adequadas com o máximo desenvolvimento das potencialidades de cada profissional. Pontua também, as possíveis funções que não permitam ocupação, por pessoa com deficiência, orientações estas que serão apresentadas e tecnicamente justificadas.

5- CAPACITAÇÃO da EQUIPE DE RECURSOS HUMANOS
Como implantar um Programa de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência
O curso de capacitação é realizado no formato de palestra técnica, com duração aproximada de 6 horas, considerando, o conceito da deficiência, nos aspectos: físico, psicológico, social e legal.
Orientações como lidar com a pessoa com deficiência; Recrutamento & Seleção; Treinamento & Desenvolvimento; Esclarecimento de dúvidas e Elaboração do Programa

6- RECRUTAMENTO & SELEÇÃO de Pessoas com Deficiência
Encaminhamento de candidatos que se enquadrem a lei de “cotas”, ás vagas disponibilizadas pela empresa.
CONTRATAÇÃO: Após a contratação efetuaremos acompanhamento do candidato e do contratante por 30 dias, como objetivo de colaborar para melhor adaptação. Caso neste período o candidato não se efetive na empresa, serão encaminhados novos candidatos para seleção e posterior contratação sem ônus para empresa.

 

 7- CURSO DE LIBRAS EAD (Customizados)                                                                                                      Linguagem Brasileira de Sinais
CURSO BASICO Á DISTÃNCIA

8- Programa de capacitação de pessoas com deficiência (Customizados)
Os cursos de capacitação das pessoas com deficiência têm demonstrado ser uma eficiente solução para o desenvolvimento das competências profissionais dos participantes através de ações efetivas que aumentam a permanência e o crescimento profissional dos selecionados. 
Capacitados no Pacote Office (Word, Excel e Power Point) Matemática, Português e aulas de desenvolvimento pessoal, Diversidade, Assertividade, Ética, Atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal

9- Acompanhamento e Suporte ao Departamento de RH
Concluída a implantação completa do programa, continuamos dando suporte à empresa na adaptação das dinâmicas e rotinas de relacionamento profissional.

10 - Recolocação Profissional do Profissional PcD no mercado de trabalho.
§ 1o A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias e a dispensa imotivada em contrato por prazo indeterminado somente poderão ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou beneficiário reabilitado da Previdência Social.
Buscaremos novas oportunidades ao colaborador desligado, além de orienta-lo e qualifica-lo.